segunda-feira, 4 de junho de 2012

OUVIDORIA


Este pequeno e grande espaço do blog, é dedicado à você leitor, para deixar e expressar suas opiniões sobre o blog do jornal, sobre a EEEP Dr. José Alves da Silveira, dentre críticas, elogios, etc. 

Sinta-se à vontade, este é o nosso objetivo!

Dicas/Sugestões


Deixe aqui, as suas dicas e sugestões, para que possamos fazer do blog, da escola, e da sua sala de aula um local para maior aprendizado, maior conhecimento, e também trazer um pouco de diversão. 

Sugira-nos algo, é só comentar!

Calendário de Provas Bimestrais - 2° Período



Calendário de Avaliações—2º bimestre/2012

1º ANO : Agrimensura, Edificações, Nutrição e Dietética, RDC


→ 5ª FEIRA (14.06): Produção Textual;
  FEIRA (18.06): L. Portuguesa e Filosofia;
  FEIRA (19.06): Matemática e História;
  FEIRA (20.06): Química, L. Espanhola e Base Técnica;
  FEIRA (21.06): Física e Língua Inglesa e Sociologia;
  FEIRA (22.06): Biologia e Geografia.

2º ANO: Agronegócio, Edificações, Logística, RDC


→ 6ª FEIRA (15.06): Produção Textual;
  FEIRA (18.06): L. Portuguesa e Filosofia;
  FEIRA (19.06): Química, L. Espanhola e Base Técnica;
  FEIRA (20.06): Matemática e História;
→  FEIRA (21.06): Biologia, Geografia e Sociologia;
→  FEIRA (22.06): Física e Língua Inglesa.

Diretor de Turma

OBJETIVOS DO PROJETO DIRETOR DE TURMA
- Escola com plenos objetivos de Acesso, Permanência, Sucesso e Formação do Cidadão e do Profissional.
- Potencializar as relações e integrações.
- Uma escola que vê os alunos em constante transformação, valorizando suas especificidades.
- Formar cidadãos livres, críticos, responsáveis.

ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA
- Atividades que envolvem alunos, professores e pais ou responsáveis, Gestores, possíveis parcerias com a comunidade educativa e elaboração do dossiê.
- A realização das reuniões de Conselho de Turma serão da responsabilidade do Diretor de Turma.

PERFIL E PRINCIPAIS TAREFAS DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA
- Motivação para desempenhar a função;
- Participar, articular e coordenar o trabalho desenvolvido pelos professores dos conselhos de classe;
- Conhecimentos da legislação em vigor avaliação e estatuto do aluno;
- Estabelecer relacionamento com alunos, pais ou responsáveis;
- Promover e fomentar bom relacionamento entre alunos e comunidade educativa;
- Gerir situações de conflitos;
- Promover um ambiente facilitador do desenvolvimento pessoal, cognitivo e social dos alunos.

PROFESSORES DIRETORES DE TURMA
1º ANO A - Agrimensura - Camila Barbosa
1º ANO B - Edificações - Jenison Arruda
1º ANO C - Nutrição e Dietética - Jackson Martins
1º ANO D - Redes de Computadores - Paula Heveline
2º ANO A - Agronegócio - Natália Mouta
2º ANO B - Edificações - Leandra Araújo
2º ANO C - Logística - Deivison Pinheiro
2º ANO D - Redes de Computadores - Clemilda Feijão

A prática de esportes e o espírito esportivo.


O esporte é uma forma universal de expressão cultural. Através da prática esportiva, o homem, há séculos, faz intercâmbio com outros homens. Na antiga Grécia, onde nasceram as Olimpíadas, a cultura física era muito valorizada. Naqueles tempos, os jogos olímpicos eram desenvolvidos somente pelos homens. Aliás, às mulheres era proibido mesmo assistir ao grande espetáculo, eis que os atletas exercitavam-se e competiam completamente nus...

Antes de salientarmos os benefícios da prática de esportes, é preciso enfatizar os danos do sedentarismo, um dos males do nosso tempo. Em inúmeras atividades, o homem está sujeito a pouco ou quase nenhum esforço, o que ocasiona envelhecimento precoce. Como qualquer coisa que não é usada, também o organismo vivo se torna “enferrujado”, atrofiado, decrépito. E mais: uma vida sedentária também provoca alienação e despersonalização do indivíduo.

A rotina do dia-a-dia oferece certa praticidade, sem dúvida. Algumas atividades exigem uma constante repetição, pois isto consiste sua própria natureza. No entanto, a vida não suporta, por muito tempo, somente a rotina. Com efeito, a emoção de viver encontra-se na novidade, no problema, na solução, na tensão, no conflito.

Agora, ressaltamos os benefícios que a prática de esportes proporciona ao ser humano. Por exemplo: fortalecimento orgânico, elevado preparo geral, resistência, velocidade, agilidade. Também, aprimora alguns aspectos da vontade: audácia, decisão, iniciativa, ímpeto de conquistar vitórias.

Assim, a atividade física revela-se de extrema importância para o equilíbrio do indivíduo, em todos os aspectos: físico, emocional, mental, espiritual. Atividade é movimento, ação, energia. Gera motivação e entusiasmo. O ser humano em constante atividade conquista a estabilidade fisiológica, a alegria de viver.

O homem, por natureza, é um ser lúdico, da mesma forma que os animais. Basta observar um pequeno cão, um gato, ou os macacos no zoológico. Eles jogam, brincam, divertem-se, estabelecem relações lúdicas. O jogo é um fator de união entre as pessoas. Evidencia diferenças. Salienta regras. Por meio do jogo, o homem encontra a si mesmo, e tam-bém seu semelhante.

O jogo é uma atividade sujeita a regras. Cada esporte compreende um complexo específico de técnicas, métodos, formas, movimentos, regulamentos. Somente a submissão a este universo uniformizador e caracterizador de determinado jogo, torna-o possível. Mas, é preciso, também, não perder de vista outra característica muito importante de todo e qualquer esporte: a espontaneidade, seu aspecto artístico e lúdico.

Inúmeras são as motivações que levam o homem a praticar esportes. Além do já evidenciado preparo físico, o homem busca um sentimento de satisfação experimentado na atividade muscular; uma sensação prazerosa de caráter estético, oriunda da harmonia, equilíbrio, beleza e habilidade dos movimentos; uma satisfação pelo fato de demonstrar audácia e decisão ao realizar exercícios e movimentos difíceis. Enfim, tudo isto resulta em desenvolvi-mento da auto-imagem e auto-estima. Outro aspecto a ser evidenciado em relação à prática regular de determinado esporte é o fato de que o mesmo exige o domínio e técnica de execução de movimentos físicos específicos. Através dele, o atleta assimila e aperfeiçoa determinados hábitos motores. Desta forma, certos movimentos e ações tornam-se auto-máticos, exigindo menor esforço, proporcionando melhores resultados, elevando a qualidade do jogo.

Mas, afinal, o que entendemos por “espírito esportivo”? Uma disposição de ânimo favorável, lúcida, carregada de bom senso, que todo atleta deve desenvolver durante o jogo, seja este de caráter profissional ou amador. Neste sentido, por ocasião de uma jogada duvidosa, é preferível conceder a vantagem ao adversário, do que prejudicar preciosas amizades, ou deslustrar o clima de confraternização.

O maior propósito das competições esportivas é o convívio, a confraternização, o desenvolvimento de amizades. Nestes momentos, o espírito esportivo deve prevalecer sempre, em qualquer circunstância, fato que demonstra controle emocional e presença de elevado grau de cultura social.

Do livro "A Arte de Viver"

Festa do Dias das Mães


Um momento tão especial como do DIA DAS MÃES, a EEEP Dr. José Alves da Silveira não poderia deixar passar em branco, então, no dia 29 de maio de 2012 o núcleo gestor da referida instituição de ensino, juntamente com os professores da escola e os alunos fizeram uma grande homenagem às mães de cada curso presente na escola. 


Na ocasião, houve um jantar especial, com sorteio de brindes para as mães. A noite foi de comemoração e alegria, transformando a primeira comemoração do dia das mães na Escola Profissional de Quixeramobim um verdadeiro SUCESSO!

Rap da Profissional


Rap da Profissional

Para crescer é preciso
Conhecer, fazer, saber.
Mas para viver é
Preciso primeiro ser

Escola Profissional
O futuro é preciso
E o sucesso não é opcional – Refrão

CID GOMES autorizou
Toda a construção
Quixeramobim abalizou
Com tanta emoção

Educação de qualidade
Formando cidadão
O futuro é a felicidade
Eu um grande destino a nação

Não importa a beleza
Nem a classe social
O que importa é a grandeza
E o pensamento profissional

Bruna Moreira
Curso Técnico em Rede de Computadores
2° ANO "D"

Alunos da EEEP Dr. José Alves da Silveira visitaram a redação do jornal O POVO



Estudantes dos cursos técnicos da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, pertencente a CREDE 12, localizada no município de Quixeramobim, visitaram, dia 22/05, a Redação do Jornal “O Povo” em Fortaleza-CE. Um grupo formado de 29 alunos e 03 profissionais foram recepcionados pelo colunista Carlos Eduardo. A equipe de visitantes foi convidada a conhecer a história do Jornal desde a sua constituição até os dias atuais. Na ocasião, também, foram conduzidos aos diversos setores da Redação a fim de manterem contato com a rotina da empresa, passando a entender um pouco mais sobre o processo de confecção do jornal, antes de chegar às mãos do leitor. Como já existe uma parceria firmada da Instituição com essa empresa jornalística, através do envio de matérias para o caderno “Jornal do Leitor” e “O Povo na Educação”, a visita firmou um contato mais estreito entre esses parceiros.


Os alunos conheceram não somente a parte que compreende ao aspecto jornal impresso, bem como, aqueles voltados para a sua produção online. A experiência foi bem avaliada pelos alunos que fizeram várias perguntas sobre o funcionamento do Jornal desde o critério de seleção de notícias até os prazos para fechamento das matérias. Como a Escola já desenvolve projetos voltados para o uso das mídias de comunicação como a “Rádio-Escola Geração.Com”, o Jornal Virtual “O Protagonista” e, agora, o Projeto “Rádio-Jornal online”, com a participação dos internautas através de chats, se torna bem mais envolvente e instigante para os alunos a compreensão da importância dessas mídias de comunicação.

Alunos Destaque


O projeto "Alunos Destaque" visa premiar todos os alunos que atingem média igual ou superior a 8,0 em todas as disciplinas com um certificado no final de cada bimestre, incentivando o aluno a continuar com as boas notas e buscar um melhor desempenho das próximas vezes. 

Histórias que o povo conta!


É um projeto idealizado pelo NTE, com a coordenação dos professores do Centro de Multimeios e Laboratório Escolar de Informática. O principal objetivo desse trabalho é desenvolver o ensino crítico do aluno e assim compreender definição de História, como ciência que se refere ao passado, algo real. E estória que é o conto, algo inventado ou escrito por uma pessoa (ficção).

A coletânea de textos é baseada em relatos orais fornecidos por diversas pessoas da comunidade que atenderam o convite da escola e socializaram com os alunos suas experiências e conhecimentos. Estes, após a escuta atenta, transcreveram as histórias e acrescentaram detalhes conforme sua imaginação e visão de mundo. Desse modo, não podemos assegurar que todas as narrativas sejam reais. Isto não importa: verdade ou fantasia, riso ou drama. Para o interlocutor, o essencial é mergulhar fundo nas leituras, permitindo-se sentir prazer com essa divertida aventura.

Ambiente MOODLE


Alunos da EEEP Dr. José Alves da Silveira – Quixeramobim, estão utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE para realizarem as avaliações mensais.

Os professores cadastram as avaliações, os alunos recebem uma senha e resolvem através dos computadores, permitindo obter o resultado e a correção logo após a conclusão. Em seguida os professores comentam as questões e os resultados. O sistema foi implantado pelo professor Gilson Paulino e começará ser utilizado a partir do dia 12/09.

As avaliações realizadas no AVA possibilitam aos alunos familiarizem-se com a tecnologia, auxiliam aos professores no processo de correção e contribui para a economia de material.


Para muitas pessoas as avaliações semanais no ambiente MOODLE são muitas cansativas e até mesmo desnecessárias, mas é verdade que essas avaliações são muitos importantes, pois são semelhantes as provas externas e nos preparam para elas, além de aprimorar nossos conhecimentos nas disciplinas estudadas.

Também existem as provas bimestrais, estas com um volume maior de conteúdos, assim como as provas semanais têm um papel importante, pois nos auxiliam como estão nossos conhecimentos de uma forma mais ampla.

Essas avaliações no ambiente MOODLE trazem grande beneficio para a preservação do meio ambiente, já que não é utilizado o papel, substituído pelo o computador em um espaço virtual.

O problema que vemos não esta nas avaliações e sim em nós, que costumamos ver as coisas negativamente. Se houver preparação e pensamento positivo veremos o quão simples são as coisas e tudo mais fácil.

Por: Antônia Juliana Marques Chaves
Curso Técnico em Logística
2º Ano C

Rádio Escola



Com uma perspectiva de que o Rádio continua sendo um dos veículos mais utilizados, apesar do surgimento de outras tecnologias de comunicação, a Fundação Canudos, em parceria com o Grêmio estudantil “Geração.com”, da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, de Quixeramobim, no Sertão Central, finalizam detalhes para implantação de uma Rádio escolar na unidade de ensino.

A importante parceria resultou em um projeto que tem como principal objetivo disponibilizar aos alunos uma nova visão sobre a mídia radiofônica, assim fazendo com que os estudantes possam contribuir para o pleno exercício da cidadania. Os alunos intensificaram, desde o último mês de março, os encontros na sede da Fundação para a implantação do projeto.

Desde setembro de 2011, os estudantes vem sendo assessorados por membros da Fundação. Os equipamentos necessários para que a rádio possa funcionar já estão devidamente instalados em um estúdio montado pelos próprios alunos na escola. A rádio irá funcionar nos intervalos do almoço e do lanche, já que a unidade de ensino funciona em período integral.

Promotores da Paz


O Projeto Promotores da Paz foi uma iniciativa da EEEP Dr. José Alves da Silveira, cujo objetivo é formar multiplicadores na área da educação para uma cultura de paz no espaço intra e extra-escolar. No decorrer de sua execução, busca-se formar uma consciência de solidariedade social, que contribua para o fortalecimento da consciência moral e a aquisição de valores éticos que guiem o comportamento do indivíduo na família e na sociedade.

Para o desenvolvimento desse Projeto, algumas ações serão implementadas no cotidiano escolar:
- promover solenidade para o hasteamento da bandeira da paz;
- vivência diária, de cinco minutos de valores humanos;
- promover semanalmente, acolhida coletiva com a pausa para a serenidade;
- eleger por sala, aluno cidadão da paz, para cuidar da turma nos momentos conflituosos;
- realizar dinâmica para vivenciar os valores humanos (solidariedade, respeito, não violência);
- promover estudos sobre os direitos humanos;
- promover diálogos sobre a paz;
- realizar show da paz, apresentações artísticas envolvendo a temática PAZ;
- produzir cartazes demonstrando momentos de paz;
- confeccionar mural com os ícones da Paz, Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá, dentre outras personalidades;
- socialização do Projeto em outras escolas;
- realização da caminhada pela PAZ.

Com isso, pretende-se formar redes de solidariedade humana que contribuam para o combate a violência, colaborando para a construção de um mundo melhor.

Planeta PET


O projeto “Planeta PET”, desenvolvido pelos os alunos da EEEP Dr. José Alves da Silveira, em Quixeramobim-CE, tem como objetivo conscientizar toda a comunidade escolar e a sociedade sobre a importância da coleta seletiva e coletar garrafas PET. A ideia inicial surgiu a partir de uma visita a associação “Cia da Reciclagem”, que utiliza a garrafa como matéria prima para a fabricação de vassouras ecológicas, e da vontade conjunta de fazer algo que visa a preservação do meio ambiente. Levando em consideração os vários projetos que podem ser desenvolvidos a partir da reciclagem desse material, foi realizada uma mobilização na escola com alunos e funcionários, para a doação semanal de garrafas, onde todos se comprometeram a contribuir com uma garrafa por semana. Com essas ações esperamos despertar em todos os envolvidos, uma consciência ecológica e contribuir para a geração de renda e empregos, beneficiando as pessoas de baixa renda, cadastradas no bolsa família, bem como, aquelas que são excluídas do meio social.

Isolamento Térmico


A embalagem Tetra Pak é constituída da seguinte forma: papel, alumínio e polietileno . Por conta de sua composição em decorrência do alumínio, a decomposição dura cerca de 100 anos, causando inúmeros impactos ambientais. Diante disso, os alunos do Curso Técnico em Edificações pensaram em um projeto que viabilizasse a fabricação de produtos sustentáveis como: mantas de isolamento térmico, sacolas ecológicas e protetores de para-brisa para veículos, direcionado à comunidade de  Quixeramobim-CE. O Projeto tem como objetivo atender a comunidade em geral do município de Quixeramobim–CE, com a implantação das mantas e a construção de produtos sustentáveis que possam trazer benefícios para a população e pro meio ambiente. Para a execução desse Projeto foram realizadas visitas de campo e entrevistas com o público alvo, em seguida, foram instalados coletores em pontos estratégicos da cidade para arrecadação de embalagens Tetra Pak. Após todo processo iniciou-se a confecção dos produtos sustentáveis. O Projeto “Isolamento Térmico: Solução Econômica e Ecológica” foi desenvolvido com o intuito de conscientizar a população em geral  de Quixeramobim-CE, promovendo ações práticas de reciclagem, contribuindo assim com o meio ambiente e visando a replicabilidade  para moradores de outros municípios e regiões. Destaca-se neste Projeto a concretização de muito estudo, esforço e espírito de equipe, objetivando contribuir com o meio ambiente, a tornar limpa a cidade onde vivemos, na conscientização da utilidade do lixo, que este pode ser reaproveitado no nosso cotidiano e no dia a dia das pessoas carentes que sofrem com as altas temperaturas climáticas.

Quadro Funcional


NÚCLEO GESTOR
Diretora: Maria Josimar Saraiva do Nascimento
Coordenadores: Josemir Frutuoso Severo e Roselina Nunes de Almeida
Secretária: Euciene Maria Inácio

PROFESSORES
Matemática: Everton Sousa e Júlio César
Língua Portuguesa: Paula Rocha e Camila Barbosa
Língua Inglesa: Paula Rocha e Paula Helevine 
Educação Física: Paulo Henrique
Arte-Educação: Carmêndio Rodrigues
Língua Espanhola: Deivison Pinheiro
Biologia: Jakson Martins
Física: Natália Mouta
Química: Guilherme Pimentel
História: Clemilda Feijão
Geografia: Jenison Arruda
Filosofia e Sociologia: Leandra Alves
TESE: Itamar Carneiro

BASE PROFISSIONAL
Agronegócios: Françoar Saldanha
Edificações: Adriana Alves
Logística: Gilson Paulino
Rede de Computadores: Osmar Silva

LABORATÓRIOS
Ciências: Liliane Fernandes
Informática:  Ítalo Câmara e Rogério

BIBLIOTECA
Lucilene Almeida, Berenice Benício, Ivaneide, Nathaline Brito

SECRETARIA
Rosiléia Saldanha, Marta Eugênia

História



     Em 2011, nasce em Quixeramobim, a Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira. Inaugurada no dia 17 de maio, às 17h, a Instituição está localizada na Av. Humberto Sena, 250, bairro Edmilson Correia de Vasconcelos, próximo a CE 060. A solenidade festiva foi aberta à comunidade em geral e contou com a presença do governador, Cid Ferreira Gomes, da Secretária Estadual de Educação, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, dentre outras autoridades do cenário educacional, político e empresarial. Vale ressaltar que, a escolha do nome da Escola foi uma homenagem honrosa ao saudoso Dr. José Alves da Silveira, reconhecido pela população local e circunvizinha, como um homem solidário às causas sociais e humanas e um médico de grande talento e sabedoria.
A EEEP Dr. José Alves da Silveira iniciou suas atividades no dia 19 de maio de 2011, ofertando cursos na área técnica em Agronegócios, Edificações, Logística e Redes de Computadores.  Foi selecionada para assumir a primeira gestão administrativa, a professora Maria Josimar Saraiva do Nascimento. Além da diretora, passaram a integrar o Núcleo Gestor, as professoras Roselina Nunes de Almeida e Cristiane Pinto Santos Dumont. A responsabilidade da Secretaria Escolar ficou a cargo da Sra. Euciêne Maria Inácio.
Notadamente projetada de acordo com padrão MEC, com estrutura de 4,5 mil metros quadrados e capacidade para atender 540 alunos, a Escola Profissional, marca a história de Quixeramobim, por se configurar na primeira escola pública estadual a oferecer a modalidade de ensino integral. Para a sua construção, foram utilizados recursos no valor de R$ 8,4 milhões oriundos do Tesouro Estadual e do Ministério da Educação.
Em 2011, o quadro humano contou com 10 funcionários, 180 alunos e 15 professores. Ainda em dezembro do ano supracitado, passou a compor o quadro de gestores da Escola, o professor Josemir Frutuoso Severo. Ainda nesse mesmo mês, aconteceu a seleção de mais 180 alunos para os cursos técnicos ofertados em 2012: Agrimensura, Edificações, Nutrição e Dietética e Redes de Computadores.
Desejosa de oferecer aos educandos um ensino de qualidade e objetivando propiciar espaços de aprendizagens significativas, no qual seja valorizada a constante produção de conhecimentos, ideias e expressões da realidade, na perspectiva, também, do compromisso com a solidariedade, a participação e a equidade, a EEEP Dr. José Alves da Silveira apresenta fortes potencialidades, dentre as quais se destacam: ambiente amplo e agradável, professores qualificados, habilitados e comprometidos, integração do corpo docente e discente, gestão participativa e disponibilidade de materiais ou equipamentos para realização das atividades educativas. Aliado a esses elementos, pode ser destacado a efetiva parceria e participação da família no desenvolvimento e êxito das atividades realizadas pelo Estabelecimento.



INFRAESTRUTURA

Além de ofertar um ensino de qualidade, a EEEP Dr. José Alves da Silveira oferece aos seus alunos uma infraestrutura única. São 1.600 metros quadrados em que o aluno conta com o que há de melhor para aperfeiçoar a sua aprendizagem.

- 12 Salas de aula climatizadas;
- 01 Auditório com capacidade para 200 lugares;
- 01 Biblioteca climatizada com 02 pavimentos, 16 computadores conectados à - Internet, livros didáticos e paradidáticos, revistas, jornais, mídias digitais e recursos didáticos pedagógicos;
- 01 Sala para o Grêmio Estudantil;
- 03 Laboratórios Científicos de Química, Física e Biologia;
- 01 Laboratório de Matemática com 11 computadores conectados à Internet;
- 01 Laboratório de Línguas;
- 01 Laboratório de Informática com 21 computadores conectados à Internet (cinturão digital) em cada;
- 02 Laboratórios tecnológicos para a área profissionalizante;
- 01 Quadra coberta poliesportiva;
- 01 Teatro de arena;
- 01 Estacionamento para 40 vagas;
- 06 Almoxarifados;
- 01 Refeitório com cozinha;
- Vestiários e sanitários femininos e masculinos.
- Ampla área verde;
- Acessibilidade em todos ambientes.



MISSÃO
Ser uma instituição reconhecida pela sociedade, tendo como destaque a produtividade e a excelência na formação humana, profissional e acadêmica de jovens protagonistas.

VISÃO DE FUTURO
Oferecer um ensino médio integrado a educação profissional de qualidade, capaz de formar jovens autônomos, empreendedores e solidários para que exerçam seu papel na sociedade.

PREMISSAS
- Protagonismo juvenil;
- Formação continuada;
- Atitude empresarial;
- Co-responsabilidade;
- Replicabilidade.

VALORES
- Compromisso ético e social;
- Respeito e valorização às diversidades;
- Valorização da vida;
- Autonomia;
- Identidade cultural;
- Equidade;
- Transparência;
- Integração;
- Sinergia;
- Democracia;
- Excelência.