Mostrando postagens com marcador Isolamento Térmico. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Isolamento Térmico. Mostrar todas as postagens

sábado, 10 de novembro de 2012

GERENTES DA NIKE CONHECEM PROJETO RE-AÇÃO


Foto: Nossa escola recebeu nessa tarde o Gerente de Sustentabilidade e a Gerente de Produção, ambos da Empresa Nike. Os mesmos vieram conhecer "In Loco", o Projeto Re-Ação Produtos Sustentáveis e ratificar as parcerias (Escola/Empresa).

Os Gerentes da Nike foram recepcionados por nossa Gestora, Josimar Saraiva e pela Coordenadora do Curso Técnico em Edificações, Adriana Alves.

A aluna do Curso Técnico em Edificações, Crysna Arruda, apresentou brilhantemente para os convidados todo o projeto.


A EEEP Dr. José Alves da Silveira recebeu na tarde do dia 7 de novembro o Gerente de Sustentabilidade e a Gerente de Produção, ambos da Empresa Nike. Os mesmos vieram conhecer "In Loco", o Projeto Re-Ação Produtos Sustentáveis e ratificar as parcerias (Escola/Empresa).

Os Geren
 tes da Nike foram recepcionados por nossa Gestora,Josimar Saraiva e pela Coordenadora do Curso Técnico em Edificações, Adriana Alves.

A aluna do Curso Técnico em Edificações, Crysna Arruda, apresentou brilhantemente para os convidados todo o projeto.

TV DIÁRIO FAZ REPORTAGEM SOBRE O PROJETO RE-AÇÃO



No final do mês de outubro TV DIÁRIO, afiliada da TV VERDES MARES (REDE GLOBO) visitou a EEEP Dr. José Alves da Silveira para fazer uma reportagem alusiva ao projeto RE-AÇÃO - PRODUTOS SUSTENTÁVEIS, onde aconteceu um desfile com os produtos, e os alunos Crysna Arruda e Guilherme Farias falaram a finalidade do mesmo. A reportagem sairá durante essa semana. 

sábado, 11 de agosto de 2012

Estudantes criam produtos com caixas Tetra Pak


* Veja abaixo a matéria que foi destaque no Diário do Nordeste, caderno REGIONAL, do dia 10 de agosto de 2012.

A manta térmica foi o início do projeto ecológico desenvolvido pelos alunos da Escola Profissional de Quixeramobim com a reciclagem de caixas de leite.

Os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, nesta cidade, estão aprendendo a desenvolver novos produtos e a partir de embalagens Tetra Pak, mais conhecidas como caixinhas de leite, descartáveis. O processo envolve mais de 300 estudantes na faixa etária dos 14 aos 18 anos. O curso é ministrado pelos designers Epitácio Mesquita e Túlio Paracampos, com parceria firmada com o Sebrae, apoiada pela fábrica de calçados Aniger. Além da capacitação especial, os jovens ganharam da Aniger duas máquinas de costura industrial.

A coleção especial será apresentada só na próxima semana, nos dias 16 a 18, na VII Feira de Negócios de Quixeramobim (FAICQ). Serão expostos os modelos criados a partir da orientação dos especialistas em designer. Além de bolsas femininas, os estudantes estão produzindo sacolas, carteiras porta-níquel, risque e rabisque e até protetores de para-brisas. Os artefatos serão destinados ao mercado local e regional como opção de brindes de produtos reciclados.

Os alunos estão confiantes na aceitação da "linha ecológica", como definem os produtos. A preocupação é com os consumidores e em conscientizá-los da importância da coleta seletiva do lixo e do seu destino. O Sebrae vai utilizar as bolsas especiais produzidas pelos alunos para guardar os kits de orientação a serem distribuídos com os empresários participantes da FAICQ, explicou a articuladora regional Wilma de Oliveira.
Conforme a gestora da Escola Profissional, Maria Josimar do Nascimento, o grupo conquistou essa oportunidade depois do sucesso com a produção de mantas de isolamento térmico aproveitando as caixinhas de leite. Os alunos do Curso Técnico em Edificações estavam selecionando projetos para apresentação na I Feira de Ciências e Cultura da escola. Eles realizaram pesquisas na internet e encontraram algumas experiências de uso das embalagens de leite, para isolamento térmico de residências no Sul do País. Então veio a ideia: se funciona pra proteger do frio, porque não utilizar para proteger do calor?


Com o apoio do professor de Química, Guilherme Pimentel, começaram a estudar a constituição das embalagens, os impactos ambientais e ficaram surpresos com o tempo para o material geralmente jogado no lixo, se decompor, 100 anos. Conscientes da problemática resolveram recolher o material do meio ambiente, com campanhas de arrecadação em emissoras de rádios, escolas públicas e particulares, universidades, lanchonetes e restaurantes da cidade. Arrecadaram 1200 caixas, possibilitando a confecção de 60m² de manta.

Acompanhados da professora coordenadora do Curso de Edificações, Adriana Araújo, os alunos realizaram visitas em algumas residências do Bairro da Maravilha, onde constataram a elevada temperatura ambiente com a medição em termômetro apropriado. A temperatura interna chegou a atingir 38°C. Em seguida produziram a manta térmica. Foi utilizada na residência de um dos colegas, Jefferson Brendan. A experiência apresentou resultado satisfatório. Após a implantação da manta, a temperatura interna da casa foi reduzida em 9ºC. Hoje, o projeto ecológico conta, também, com a colaboração do professor Carmêndio Rodrigues e da professora Liliane Fernandes.

Mais informações:
Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira. Av. Humberto Sena, 250
Telefone: (88) 3441.3170

quarta-feira, 20 de junho de 2012

EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA APRESENTA TRABALHOS CIENTÍFICOS NO I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ

A EEEP Dr José Alves da Silveira – Quixeramobim, teve 02 trabalhos selecionados para participar do I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ, que será realizado em Fortaleza, no período de 25 a 28 de junho de 2012.
Os trabalhos selecionados foram:
  • ISOLAMENTO TÉRMICO: SOLUÇÃO ECONÔMICA E ECOLÓGICA, que será apresentado pela aluna do Curso Técnico em Edificações, Crysna Mara Arruda Mendes;


  • A PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO, que será apresentada pela Diretora da Instituição Professora Maria Josimar Saraiva do Nascimento.


O resultado dessa seleção demostra todo o empenho da equipe de educadores em fazer da produção do conhecimento científico, uma prática pedagógica da EEEP Dr José Alves da Silveira.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Curso de Edificações firma parceria com a Senhora Rejane Carneiro


No dia 28 de maio, a senhora Rejane Carneiro, que constrói e vende casas visitou o Curso de Edificações - 2° ANO - para conhecer um pouco da temática abordada no curso e tudo sobre o projeto Isolamento Térmico: Solução Econômica e Ecológica, onde ela conheceu as bolsas ecológicas e as todo o processo de higienização das caixinhas onde ficou firmada a parceira com ela, que em sua próxima casa, que já está sendo construída será instalada a Manta de Isolamento Térmico, que irá gerar um maior conforto para a família que for morar na casa, diminuindo em até 8% a temperatura do ambiente. E ela disponibilizou a obra para os alunos do curso visitarem, onde será acompanhado passo a passo a construção da residência.


Bruno Cavalcante
Curso Técnico em Edificações
2° ANO "B"

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Isolamento Térmico


A embalagem Tetra Pak é constituída da seguinte forma: papel, alumínio e polietileno . Por conta de sua composição em decorrência do alumínio, a decomposição dura cerca de 100 anos, causando inúmeros impactos ambientais. Diante disso, os alunos do Curso Técnico em Edificações pensaram em um projeto que viabilizasse a fabricação de produtos sustentáveis como: mantas de isolamento térmico, sacolas ecológicas e protetores de para-brisa para veículos, direcionado à comunidade de  Quixeramobim-CE. O Projeto tem como objetivo atender a comunidade em geral do município de Quixeramobim–CE, com a implantação das mantas e a construção de produtos sustentáveis que possam trazer benefícios para a população e pro meio ambiente. Para a execução desse Projeto foram realizadas visitas de campo e entrevistas com o público alvo, em seguida, foram instalados coletores em pontos estratégicos da cidade para arrecadação de embalagens Tetra Pak. Após todo processo iniciou-se a confecção dos produtos sustentáveis. O Projeto “Isolamento Térmico: Solução Econômica e Ecológica” foi desenvolvido com o intuito de conscientizar a população em geral  de Quixeramobim-CE, promovendo ações práticas de reciclagem, contribuindo assim com o meio ambiente e visando a replicabilidade  para moradores de outros municípios e regiões. Destaca-se neste Projeto a concretização de muito estudo, esforço e espírito de equipe, objetivando contribuir com o meio ambiente, a tornar limpa a cidade onde vivemos, na conscientização da utilidade do lixo, que este pode ser reaproveitado no nosso cotidiano e no dia a dia das pessoas carentes que sofrem com as altas temperaturas climáticas.