Mostrando postagens com marcador Eventos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Eventos. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CREDE 12 REALIZA ENTREGA DOS NOTEBOOKS AOS ALUNOS DA EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA


Na tarde do dia 13 de novembro, aconteceu na quadra esportiva da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira a entrega dos notebooks aos onze alunos (Reinaldo Oliveira, Bruno Cavalcante, Crysna Arruda, Eduarda Farias, Fábio Ferreira, Juliana Marques, Thayná Bezerra, Ivo Ferreira, João Pedro, Vinícius Fernandes e Wesley Rodrigues) premiados na prova do SPAECE em 2011. Na oportunidade estavam presentes gestores da crede 12, os profissionais da instituição de ensino, os responsáveis pelos alunos e os estudantes em geral. 


E para incentivar os alunos da escola em geral para conseguirem o notebook na prova deste ano, os professores da instituição de ensino cantaram juntos a música de Raul Seixas "Tente Outra Vez", motivando os alunos a nunca desistirem de seus objetivos. 


No mesmo dia, foram feitas as homenagens às equipes campeãs da IV Feira Regional de Ciências e Cultura da Crede 12, conseguindo primeiro e segundo lugar no evento. Também uma singela homenagem aos alunos que participaram ano passado da V Feira Estadual, representando brilhantemente a escola.

sábado, 10 de novembro de 2012

LANÇAMENTO DO PROJETO HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA - 2012


Aconteceu nesta sexta-feira (09/11) no auditório da EEEP Dr. José Alves da Silveira o lançamento do projeto HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA - EDIÇÃO 2012, com a presença das meninas do Sesc Ler com a Mala Encantada e de outras pessoas, como Bruno Paulino, Édna Ferreira e Terezinha Oliveira que vieram prestigiar e participar do evento. Houve um momento de conexões literárias, onde os alunos expuseram livros que já leram e a sensação que sentem a cada vez que praticam o exercício da leitura. O projeto é desenvolvido pelo professor do laboratório de informática (Ítalo Câmara) e pelas professoras de língua portuguesa (Paula Rocha, Paula Heveline e Camila Barbosa), em parceria com o pessoal da biblioteca. 

IV FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS DA CREDE 12


Aconteceu no dia 08 de novembro no Liceu Estadual Deputado Alfredo Almeida Machado de Quixeramobim, a IV Feira Regional de Ciências da Crede 12, onde escolas dos oito municípios que compõe a mesma, apresentam trabalhos relativos às áreas de Ciências Ambientais, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Robótica Educacional. A EEEP Dr. José Alves da Silveira participou da mesma com 1 projeto em cada área, obtendo um excelente resultado, tendo 3 equipes em primeiro lugar, sendo duas delas, bi-campeãs, e 1 equipe obtendo o segundo lugar. Confira abaixo o resultado, e desde já, parabenizamos todos os participantes. 

II FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA


No dia 10 de outubro aconteceu na EEEP Dr. José Alves da Silveira a II Feira de Ciências e Cultura da mesma, onde 20 equipes apresentaram trabalhos que foram desenvolvidos e estudados durante todo ano letivo. Concorriam trabalhos na área das Ciências Ambientais, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e na área da Robótica Educacional. Os vencedores das categorias citadas, foram os seguintes:

CIÊNCIAS AMBIENTAIS: Re-Ação, Produtos Sustentáveis
CIÊNCIAS DA NATUREZA: O Movimento dos Ventos, Gerando Energia e Solução
CIÊNCIAS HUMANAS: Psicomotricidade
LINGUAGENS E CÓDIGOS: Rádio-Escola Ger@ção.com
ROBÓTICA EDUCACIONAL: Bengala Motora


Para a abertura do evento, houve uma apresentação teatral do Grupo Lambarage, com a peça Salve São Toin, e um desfile dos produtos da marca RE-AÇÃO.

TEC BAZAR


Aconteceu no início do mês de novembro no ginásio esportivo da EEEP Dr. José Alves da Silveira o TEC BAZAR, projeto desenvolvido pelos alunos do Curso Técnico em Logística que visa a doação e arrecadação de roupas já usadas para revendas, e todo o dinheiro arrecadado será destinado para fins escolares, como projetos, feiras e a formatura dos alunos em 2013.

 

ALUNOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA COMEMORAM O DIA DA ALIMENTAÇÃO


No dia 16 de outubro, terça – feira, os alunos do Curso Técnico em Nutrição e Dietética, sob a orientação do Prof. Coordenador do curso Guilherme Pimentel, promoveram ações educativas para conscientizar à comunidade escolar sobre a importância da alimentação saudável e equilibrada na promoção da saúde.



Dentre as ações realizadas podemos citar: a exposição de alimentos com base na pirâmide alimentar, distribuição de panfletos com dicas para uma refeição saudável para todos os alunos e a degustação de alimentos.



Também fez parte da programação uma palestra com o tema de 2012, definido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), “Cooperativas agrícolas alimentam o mundo”, que aconteceu no dia 18/10, quinta-feira, com o objetivo de sensibilizar aos jovens sobre a fome e a produção de alimentos, oportunizando-os refletir como garantir a segurança alimentar e nutricional para a população.

sábado, 11 de agosto de 2012

Aulão PRÉ-ENEM


Aconteceu neste sábado (11/08/2012) no Centro de Convenções de Fortaleza um aulão preparatório para o ENEM, onde o animado professor Pachecão mostrou sua história de vida com muito humor, mostrou exemplos, deu sugestões, e frases motivadoras. O aulão foi transmitido via conferência pelo site da SEDUC, e os alunos da EEEP Dr. José Alves da Silveira, mesmo não estando no 3° ano do Ensino Médio, foram assistir ao mesmo no auditório da escola. Na oportunidade, foi sorteado 5 kit's de preparação ao ENEM para os alunos aprofundarem o seu conhecimento. 

terça-feira, 7 de agosto de 2012

EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA REALIZA A SEMANA DO ESTUDANTE


Em comemoração ao Dia do Estudante, a EEEP Dr. José Alves da Silveira, Quixeramobim, realiza durante a semana de 06 a 11 de agosto, festejos alusivos à data. A programação conta com homenagens diversas: mensagens, apresentação teatral, palestras temáticas, entrega de certificados e homenagens aos alunos, torneios esportivos e simulados preparatórios para o SPAECE e ENEM/2012.


A culminância da semana acontece no dia 11 de agosto, ás 09:00h, no auditório da Escola onde será transmitido por vídeo conferência o evento promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, "Enem Chego Junto, Chego Bem" com uma palestra do professor Pachecão, conhecido nacionalmente por seu estilo diferenciado em sala de aula.


Com essas ações a Escola pretende cada vez mais estimular o protagonismo juvenil, promover o processo de ensino-aprendizagem e levar os seus educandos a refletirem acerca da conquista da autonomia, do respeito aos valores humanos, da compreensão e percepção nítida da importância do estudo em suas vidas, bem como, do seu papel diante dos contextos prescritos pela sociedade atual.


“Ser estudante é muito mais que frequentar bancos escolares; é se tornar co-responsável pela qualidade da educação que recebe nos bancos escolares; é atentar para a responsabilidade da auto-formação, cumprindo com os as regras e deveres que lhes são inerentes, sabendo, portanto, que os direitos fazem parte de uma conquista”, afirma o Coordenador Escolar Josemir Severo.

sábado, 30 de junho de 2012

PALESTRA SOBRE DROGAS.


Na quinta-feira (28.06.2012) ocorreu na EEEP Dr. José Alves da Silveira, uma palestra com o Dr. Thiago Almeida, sobre DROGAS. 


Na ocasião, em torno de 100 alunos puderam ficar ainda mais cientes dos males que estes terríveis elementos pode causar aos seus usuários, sendo que só resta dois caminhos para os dependentes químicos: morte ou a prisão. O palestrante deixou claro e explicito as consequências das principais drogas, mostrando imagens "chocantes" de pessoas que no passar dos anos, consumindo drogas, como maconha, craque, cocaína, LSD, cigarro, bebidas, ficaram.


O momento foi bastante produtivo, onde houve participação dos ouvintes, deixando a palestra ainda mais dinâmica.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ALUNOS DA EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA VISITAM O PEC NORDESTE


Os alunos do Curso Técnico em Agronegócio da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira visitaram no último dia 20/06 a PecNordeste, em Fortaleza-CE.

Acompanhados do coordenador do Curso, professor François Saldanha, 38 alunos participaram de palestras sobre bovinocultura e caprinovinocultura. Na oportunidade visitaram os stands com produtos e serviços agropecuários. Foi uma oportunidade de conhecer as novas tecnologia ligados ao setor. De acordo com a estudante Fabíola Santos a visita ao evento veio agregar valores aos conhecimentos teóricos até adquiridos em sala de aula.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

EEEP Dr. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA REALIZA FESTEJOS JUNINOS NO ENCERRAMENTO DO 1º SEMESTRE LETIVO 2012



 EEEP Dr. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA REALIZA FESTEJOS
JUNINOS NO ENCERRAMENTO DO 1º SEMESTRE LETIVO 2012

Reconhecendo a importância da cultura regional e, objetivando acender em nossos jovens
os valores dos festejos juninos, para que eles não deixem morrer essa bonita tradição tão
característica do Nordeste brasileiro, a Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves
da Silveira, realizará neste dia 29/06 (sexta-feira), o “II Arraiá do Cumpade Zé”, em
comemoração ao encerramento do 1º semestre letivo/2012. Além da apresentação de
quadrilha, do grupo de teatro e de dança da Escola, casamento caipira, brincadeiras e muita
animação, constam também na programação, desfile para a escolha do “casal matuto” e
quermesse com comidas típicas.



O evento acontecerá a partir das 18h no Ginásio Esportivo da Escola, que será
totalmente ornamentado para os festejos do encerramento. Um telão será montado no espaço,
onde serão exibidos vídeos de bandas apresentando músicas tradicionais referentes à temática.
Espera-se dos participantes da Instituição (alunos, professores, funcionários e núcleo gestor),
bem como, de todos os convidados, muita descontração e animação. Quem quiser, poderá estar
vestido com trajes típicos para curtir o momento a caráter.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA APRESENTA TRABALHOS CIENTÍFICOS NO I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ

A EEEP Dr José Alves da Silveira – Quixeramobim, teve 02 trabalhos selecionados para participar do I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ, que será realizado em Fortaleza, no período de 25 a 28 de junho de 2012.
Os trabalhos selecionados foram:
  • ISOLAMENTO TÉRMICO: SOLUÇÃO ECONÔMICA E ECOLÓGICA, que será apresentado pela aluna do Curso Técnico em Edificações, Crysna Mara Arruda Mendes;


  • A PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO, que será apresentada pela Diretora da Instituição Professora Maria Josimar Saraiva do Nascimento.


O resultado dessa seleção demostra todo o empenho da equipe de educadores em fazer da produção do conhecimento científico, uma prática pedagógica da EEEP Dr José Alves da Silveira.

sábado, 16 de junho de 2012

Rio +20


         A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

          A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.

         O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Conferência terá dois temas principais:

  • A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e
  • A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.


         A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16 e 19 de junho, serão programados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.
      Os preparativos para a Conferência

    A Resolução 64/236 da Assembleia-Geral das Nações Unidas determinou a realização da Conferência, seu objetivo e seus temas, além de estabelecer a programação das reuniões do Comitê Preparatório (conhecidas como “PrepComs”). O Comitê vem realizando sessões anuais desde 2010, além de “reuniões intersessionais”, importantes para dar encaminhamento às negociações.
    
    Além das “PrepComs”, diversos países têm realizado “encontros informais” para ampliar as oportunidades de discussão dos temas da Rio+20.

   O processo preparatório é conduzido pelo Subsecretário-Geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais e Secretário-Geral da Conferência, Embaixador Sha Zukang, da China. O Secretariado da Conferência conta ainda com dois Coordenadores-Executivos, a Senhora Elizabeth Thompson, ex-Ministra de Energia e Meio Ambiente de Barbados, e o Senhor Brice Lalonde, ex-Ministro do Meio Ambiente da França. Os preparativos são complementados pela Mesa Diretora da Rio+20, que se reúne com regularidade em Nova York e decide sobre questões relativas à organização do evento. Fazem parte da Mesa Diretora representantes dos cinco grupos regionais da ONU, com a co-presidência do Embaixador Kim Sook, da Coréia do Sul, e do Embaixador John Ashe, de Antígua e Barbuda. O Brasil, na qualidade de país-sede da Conferência, também está representado na Mesa Diretora.

    Os Estados-membros, representantes da sociedade civil e organizações internacionais tiveram até o dia 1º de novembro para enviar ao Secretariado da Conferência propostas por escrito. A partir dessas contribuições, o Secretariado preparará um texto-base para a Rio+20, chamado “zero draft” (“minuta zero” em inglês), o qual será negociado em reuniões ao longo do primeiro semestre de 2012.

Com informações do site oficial: http://rio20.gov.br

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Festa do Dias das Mães


Um momento tão especial como do DIA DAS MÃES, a EEEP Dr. José Alves da Silveira não poderia deixar passar em branco, então, no dia 29 de maio de 2012 o núcleo gestor da referida instituição de ensino, juntamente com os professores da escola e os alunos fizeram uma grande homenagem às mães de cada curso presente na escola. 


Na ocasião, houve um jantar especial, com sorteio de brindes para as mães. A noite foi de comemoração e alegria, transformando a primeira comemoração do dia das mães na Escola Profissional de Quixeramobim um verdadeiro SUCESSO!