Após o debate sobre logística, os alunos seguiram para visita às instalações do Porto do Mucuripe e conheceram as principais empresas industriais instaladas na área portuária. O Porto do Mucuripe, com mais de meio século de atividade, também conhecido como o Porto do Fortaleza, é um dos terminais marítimos mais importantes e estratégicos do País. Sua localização privilegiada (na enseada do Mucuripe, em Fortaleza, Ceará), o mantém em proximidade com os mercados da América do Norte e Europa, permitindo o atendimento a empresas de navegação com linhas regulares destinadas a portos dos Estados Unidos, Canadá, América Central, Caribe, Europa, África e países do Mercosul, além de itinerários para os demais portos brasileiros através da navegação de cabotagem. Sua área de influência abrange os estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, estendendo-se também às regiões Norte, Centro-Oeste e ao Vale do São Francisco. É considerado o 2º principal porto do Estado do Ceará. No Porto do Mucuripe encontra-se um dos maiores pólos trigueiros do país e uma infra-estrutura versátil que permite a movimentação de diferentes tipos de mercadorias, divididos em granéis sólidos (grãos, cereais, etc), granéis líquidos (derivados de petróleo), carga geral solta e conteinerizada. Cerca de 1500 pessoas trabalham no Porto. Castanha de caju, cera de carnaúba, metal, tecidos, frutas, trigo, malte, lubrificantes, combustíveis e derivados de petróleo estão entre os principais produtos movimentados pelo Porto. Na área portuária e retroportuária localizam-se três moinhos de trigo, das duas maiores empresas produtoras de massas, biscoitos, farinhas e misturas no País, bem como suas sedes. São elas J.Macêdo e M.Dias Branco. Esta última possui também uma fábrica de margarinas na área portuária. Localizam-se também nove distribuidoras de combustíveis com tancagem total de 215.000m³ e a Refinaria Lubnor da Petrobrás, a 4ª maior produtora de asfalto do País e única fabricante nacional de lubrificantes naftênicos. É responsável por 20% de todo o ICMS recolhido no Estado do Ceará. Atualmente passa por obras de ampliação, duplicando capacidade produtiva.
Mostrando postagens com marcador Visitas Técnicas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Visitas Técnicas. Mostrar todas as postagens
sábado, 10 de novembro de 2012
ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES VISITAM AS OBRAS DO CASTELÃO

Da sala de aula para o palco que abrigará jogos da Copa do Mundo da FIFA e Copa das Confederações 2013: a Arena Castelão. Nesta quinta-feira, dia 04/10, os 44 alunos do 2º ano do Curso Técnico em Edificações da EEEP Dr. José Alves da Silveira – Quixeramobim, virão na prática como está o andamento das obras do Estádio Castelão. Durante a visita, eles irão conhecer o projeto de modernização do Castelão, após a parte teórica, seguirão a visita guiada pelo canteiro de obras.

De acordo com a coordenadora do curso de edificações, professora Adriana Araújo, “os alunos têm muita curiosidade em conhecer, em detalhes, o projeto do Castelão, principalmente aqueles que gostam de futebol”. Após a visita, retornando a Escola os alunos socializarão com as demais turmas os aspectos observados e a importância da visita para aquisição de conhecimentos teóricos e práticos
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE REDES DE COMPUTADORES DA EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA VISITAM A ETICE

O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais o conhecimento e a prática dos profissionais. Foi por esse motivo que a coordenação do Curso Técnico de Redes de Computadores da EEEP Dr José Alves da Silveira - Quixeramobim - CREDE 12, realizou com os alunos do 1º e 2º ano uma visita a A EMPRES
A DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO CEARÁ (ETICE).
A visita à empresa, aconteceu no dia 27 de setembro, foi acompanhada pelo professor Leonardo Moreira e o Coordenador do curso, professor Osmar Batista.
A turma foi recebida pelos diretores da empresa e na oportunidade eles apresentaram a dinâmica e o funcionamento da empresa responsável pela gestão da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) corporativa da Administração Pública Estadual, compreendendo a gerência da rede de comunicação de dados do Governo, a gerência da Internet, Intranet e Extranet, a gerência de segurança do acervo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e da infraestrutura corporativa. Para o Coordenador do curso, professor Osmar Batista, a visita é importante para “ mostrar aos alunos a dinâmica de uma empresa que presta serviços de suporte técnico e de gestão da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) ao Governo do Estado ”, concluiu.
sexta-feira, 22 de junho de 2012
ALUNOS DA EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA VISITAM O PEC NORDESTE
Os alunos do Curso Técnico em Agronegócio da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira visitaram no último dia 20/06 a PecNordeste, em Fortaleza-CE.
Acompanhados do coordenador do Curso, professor François Saldanha, 38 alunos participaram de palestras sobre bovinocultura e caprinovinocultura. Na oportunidade visitaram os stands com produtos e serviços agropecuários. Foi uma oportunidade de conhecer as novas tecnologia ligados ao setor. De acordo com a estudante Fabíola Santos a visita ao evento veio agregar valores aos conhecimentos teóricos até já adquiridos em sala de aula.
quinta-feira, 7 de junho de 2012
Passeio Cultural à Guaramiranga e Baturité
No dia 02 de junho de 2012, os integrantes do Grêmio Estudantil e Rádio-Escola GER@ÇÃO.COM, juntamente com vários professores fizeram um passeio cultural para as cidade de Guaramiranga e Baturité, onde visitaram pontos turísticos, históricos e culturais da região. O coordenador pedagógico, Josemir Frutuoso Severo descreve a viagem no seguinte comentário:
" Somente quem participou desse passeio cultural a Região do Macicço do Baturité e, em especial, a lindíssima cidade de Guaramiranga, consegue decrever ou relatar tamanha beleza e felicidade de compartilhar juntos tantas alegrias, deslumbres e intensas atividades culturais e turísticas vivenciadas por esta turma do Grêmio Estudantil e Rádio-Escola Geração.com, juntamente de com uma equipe maravilhosa de funcionários amigos. FOI SIMPLESMENTE DESLUMBRANTE E FELIZ CADA SEGUNDO VIVIDO, DA SAÍDA AO RETORNO. OBRIGADO MEU GRANDE DEUS!!! "
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Alunos da EEEP Dr. José Alves da Silveira visitaram a redação do jornal O POVO
Estudantes dos cursos técnicos da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, pertencente a CREDE 12, localizada no município de Quixeramobim, visitaram, dia 22/05, a Redação do Jornal “O Povo” em Fortaleza-CE. Um grupo formado de 29 alunos e 03 profissionais foram recepcionados pelo colunista Carlos Eduardo. A equipe de visitantes foi convidada a conhecer a história do Jornal desde a sua constituição até os dias atuais. Na ocasião, também, foram conduzidos aos diversos setores da Redação a fim de manterem contato com a rotina da empresa, passando a entender um pouco mais sobre o processo de confecção do jornal, antes de chegar às mãos do leitor. Como já existe uma parceria firmada da Instituição com essa empresa jornalística, através do envio de matérias para o caderno “Jornal do Leitor” e “O Povo na Educação”, a visita firmou um contato mais estreito entre esses parceiros.
Os alunos conheceram não somente a parte que compreende ao aspecto jornal impresso, bem como, aqueles voltados para a sua produção online. A experiência foi bem avaliada pelos alunos que fizeram várias perguntas sobre o funcionamento do Jornal desde o critério de seleção de notícias até os prazos para fechamento das matérias. Como a Escola já desenvolve projetos voltados para o uso das mídias de comunicação como a “Rádio-Escola Geração.Com”, o Jornal Virtual “O Protagonista” e, agora, o Projeto “Rádio-Jornal online”, com a participação dos internautas através de chats, se torna bem mais envolvente e instigante para os alunos a compreensão da importância dessas mídias de comunicação.
Assinar:
Postagens (Atom)


