Mostrando postagens com marcador Projetos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Projetos. Mostrar todas as postagens

sábado, 10 de novembro de 2012

ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES DESENVOLVEM MAQUETES


Alunos do Curso Técnico em Edificações do 2° ano estão desenvolvendo maquetes de casas, obras, canteiros de obra e colocando em prática toda a teoria aprendida durante o Curso Técnico nas aulas ministradas pela professora Adriana Alves, o professor Renato e o professor Osmar, nas disciplinas de AUTO-CAD, DESENHO TÉCNICO, DESENHO BÁSICO, CANTEIRO DE OBRAS, PROJETO ELÉTRICO, PROJETO HIDROSSANITÁRIO, SEGURANÇA NO TRABALHO, PROJETO DE ESTRUTURA, entre diversas outras que já foram estudadas durante os semestres passados, sendo que na primeira semana de dezembro os trabalhos serão expostos e apresentados em forma de uma apresentação para um cliente fictício, possibilitando assim uma visão de como será trabalhar no ramo. 



GERENTES DA NIKE CONHECEM PROJETO RE-AÇÃO


Foto: Nossa escola recebeu nessa tarde o Gerente de Sustentabilidade e a Gerente de Produção, ambos da Empresa Nike. Os mesmos vieram conhecer "In Loco", o Projeto Re-Ação Produtos Sustentáveis e ratificar as parcerias (Escola/Empresa).

Os Gerentes da Nike foram recepcionados por nossa Gestora, Josimar Saraiva e pela Coordenadora do Curso Técnico em Edificações, Adriana Alves.

A aluna do Curso Técnico em Edificações, Crysna Arruda, apresentou brilhantemente para os convidados todo o projeto.


A EEEP Dr. José Alves da Silveira recebeu na tarde do dia 7 de novembro o Gerente de Sustentabilidade e a Gerente de Produção, ambos da Empresa Nike. Os mesmos vieram conhecer "In Loco", o Projeto Re-Ação Produtos Sustentáveis e ratificar as parcerias (Escola/Empresa).

Os Geren
 tes da Nike foram recepcionados por nossa Gestora,Josimar Saraiva e pela Coordenadora do Curso Técnico em Edificações, Adriana Alves.

A aluna do Curso Técnico em Edificações, Crysna Arruda, apresentou brilhantemente para os convidados todo o projeto.

TV DIÁRIO FAZ REPORTAGEM SOBRE O PROJETO RE-AÇÃO



No final do mês de outubro TV DIÁRIO, afiliada da TV VERDES MARES (REDE GLOBO) visitou a EEEP Dr. José Alves da Silveira para fazer uma reportagem alusiva ao projeto RE-AÇÃO - PRODUTOS SUSTENTÁVEIS, onde aconteceu um desfile com os produtos, e os alunos Crysna Arruda e Guilherme Farias falaram a finalidade do mesmo. A reportagem sairá durante essa semana. 

EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA REALIZA MARATONA DO SPAECE



Os alunos da EEEP Dr. José Alves da Silveira, Quixeramobim- CREDE 12, participam pelo segundo ano consecutivo do Projeto “Maratona do SPAECE”. Dentre as várias atividades desenvolvidas, realiza-se simulados de Língua Portuguesa e Matemática de acordo com os descritores do SPAECE, aulas extras no turno noturno, gincana do conhecimento e o bingo matemático nos intervalos do almoço.

Como resultados positivos dessa ação em 2011, 11 alunos do 1º ano foram contemplados com computadores. Os educadores estão mobilizados na missão de incentivar os alunos para que em 2012, superem os resultados de 2011. Essa é uma ação que envolve todos os segmentos escolares, onde a cada dia um deles visitam as salas de aula, incentivam os alunos, fazem a contagem regressiva e entregam a cada aluno um adesivo com dicas para a resolução da prova.

As mensagens de motivação estão em todos os ambientes escolares com painéis, cartazes, baners e faixas, além de mensagens no facebook e blog da escola, objetivando elevar a auto-estima do aluno para confiar no seu potencial, dar o melhor de si e realizar uma boa prova.

“Proporcionar aos alunos o contato com as avaliações externas elaboradas de forma contextualizada, despertam o interesse para assuntos que estes precisam dominar, exercita a leitura e interpretação de questões mais complexas, estimula o raciocínio lógico, o controle emocional, o preenchimento correto do gabarito e a administração do tempo de prova”, destaca a gestora da Instituição Professora Josimar Saraiva.
“Depois de uma ação intensiva focada na aprendizagem, espera-se que os alunos obtenham sucesso no SPAECE/2012 e dessa forma alcançar a meta estabelecida no Plano de Ação, superar os resultados de 2011, elevar a média geral da escola e ter muitos alunos premiados com computadores” ressalta a Coordenadora Pedagógica Roselina Nunes.

O projeto conta com o empenho de todos os educadores, pais e alunos que demonstram com atitudes concretas o desejo de obter bons resultados no SPAECE/2012 que possam fazer a diferença na vida dos estudantes.

sábado, 11 de agosto de 2012

Estudantes criam produtos com caixas Tetra Pak


* Veja abaixo a matéria que foi destaque no Diário do Nordeste, caderno REGIONAL, do dia 10 de agosto de 2012.

A manta térmica foi o início do projeto ecológico desenvolvido pelos alunos da Escola Profissional de Quixeramobim com a reciclagem de caixas de leite.

Os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, nesta cidade, estão aprendendo a desenvolver novos produtos e a partir de embalagens Tetra Pak, mais conhecidas como caixinhas de leite, descartáveis. O processo envolve mais de 300 estudantes na faixa etária dos 14 aos 18 anos. O curso é ministrado pelos designers Epitácio Mesquita e Túlio Paracampos, com parceria firmada com o Sebrae, apoiada pela fábrica de calçados Aniger. Além da capacitação especial, os jovens ganharam da Aniger duas máquinas de costura industrial.

A coleção especial será apresentada só na próxima semana, nos dias 16 a 18, na VII Feira de Negócios de Quixeramobim (FAICQ). Serão expostos os modelos criados a partir da orientação dos especialistas em designer. Além de bolsas femininas, os estudantes estão produzindo sacolas, carteiras porta-níquel, risque e rabisque e até protetores de para-brisas. Os artefatos serão destinados ao mercado local e regional como opção de brindes de produtos reciclados.

Os alunos estão confiantes na aceitação da "linha ecológica", como definem os produtos. A preocupação é com os consumidores e em conscientizá-los da importância da coleta seletiva do lixo e do seu destino. O Sebrae vai utilizar as bolsas especiais produzidas pelos alunos para guardar os kits de orientação a serem distribuídos com os empresários participantes da FAICQ, explicou a articuladora regional Wilma de Oliveira.
Conforme a gestora da Escola Profissional, Maria Josimar do Nascimento, o grupo conquistou essa oportunidade depois do sucesso com a produção de mantas de isolamento térmico aproveitando as caixinhas de leite. Os alunos do Curso Técnico em Edificações estavam selecionando projetos para apresentação na I Feira de Ciências e Cultura da escola. Eles realizaram pesquisas na internet e encontraram algumas experiências de uso das embalagens de leite, para isolamento térmico de residências no Sul do País. Então veio a ideia: se funciona pra proteger do frio, porque não utilizar para proteger do calor?


Com o apoio do professor de Química, Guilherme Pimentel, começaram a estudar a constituição das embalagens, os impactos ambientais e ficaram surpresos com o tempo para o material geralmente jogado no lixo, se decompor, 100 anos. Conscientes da problemática resolveram recolher o material do meio ambiente, com campanhas de arrecadação em emissoras de rádios, escolas públicas e particulares, universidades, lanchonetes e restaurantes da cidade. Arrecadaram 1200 caixas, possibilitando a confecção de 60m² de manta.

Acompanhados da professora coordenadora do Curso de Edificações, Adriana Araújo, os alunos realizaram visitas em algumas residências do Bairro da Maravilha, onde constataram a elevada temperatura ambiente com a medição em termômetro apropriado. A temperatura interna chegou a atingir 38°C. Em seguida produziram a manta térmica. Foi utilizada na residência de um dos colegas, Jefferson Brendan. A experiência apresentou resultado satisfatório. Após a implantação da manta, a temperatura interna da casa foi reduzida em 9ºC. Hoje, o projeto ecológico conta, também, com a colaboração do professor Carmêndio Rodrigues e da professora Liliane Fernandes.

Mais informações:
Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira. Av. Humberto Sena, 250
Telefone: (88) 3441.3170

domingo, 24 de junho de 2012

ESCOLA AMIGA DO MEIO AMBIENTE


O que é feito com o lixo orgânico produzido pela escola? A resposta é simples: ele é reaproveitado! São utilizadas duas formas de reaproveitamento:
       Compostagem: Onde os alimentos que são deixados pelos alunos são colocados no compostor orgânico, construído pelos próprios alunos da escola. Depois que o material está pronto, ele é utilizado como adubo para as plantas e a grama da escola.
       Alimentação de suínos: Os restos alimentares que não são levados para o compostor são doados para um suinocultor, que os utiliza para a alimentação dos suínos.
A importância desse reaproveitamento é que esses resíduos não irão poluir o meio ambiente. Porque a EEEP Dr. José Alves da Silveira é amiga do meio ambiente.

Escrito por: Nathalia Gomes da Silva.
Aluna do 2º ano do Curso Técnico em Agronegócio.